segunda-feira, junho 22, 2026
Bora Ouvir – Total 40 Graus
BORA OUVIR
PROGRAMAÇÃO TOTAL 40 GRAUS
🔴 AO VIVO AGORA
Clique em "Letra" para ver a letra da música atual

CLASSIFICAÇÃO

Carregando jogos da Copa 2026...

Idosa de 63 anos espera mais de um mês por traqueostomia na Santa Casa

Date:

Share G1 Style

A família de Dirce da Silva, 63 anos, enfrenta uma espera angustiante há mais de um mês. A idosa está internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Campo Grande há 31 dias, desde que sofreu um infarto que levou à intubação. Mesmo com indicação médica para uma traqueostomia urgente, necessária para substituir o tubo e permitir uma respiração mais estável, o procedimento não foi realizado até agora. Segundo a família, a justificativa é a paralisação de médicos por falta de repasse da Prefeitura.

A filha, Tatiana Silva, 39 anos, técnica de enfermagem, relatou ao TopMídiaNews que a situação da mãe vem se agravando dia após dia. “Ela não consegue respirar sem oxigênio. Já tentaram estubar, mas ela não aguenta. O médico pediu a traqueostomia com urgência, mas dizem que os médicos não estão fazendo porque não recebem há meses”, afirma.

Tatiana conta que os profissionais confirmam que o material para a cirurgia está disponível, mas o procedimento segue travado. “Não é só ela. Tem um monte de pacientes na mesma situação”, denuncia.

Com a demora, o quadro de Dirce se deteriorou. A permanência prolongada na ventilação mecânica causa inchaço e aumenta riscos de infecção. Nesta semana, exames apontaram uma bactéria grave. 

“Cada dia que passa, ela piora. Hoje mesmo a doutora falou dessa bactéria gravíssima. O que eu vejo é falta de humanização. Vai esperar minha mãe morrer para tomar alguma atitude?”, desabafa a filha.

Como profissional de saúde, Tatiana afirma que o tempo de espera ultrapassa qualquer protocolo seguro. “Depois de 15 dias, a traqueostomia é obrigatória. Eu trabalho em CTI e nunca vi uma demora dessas. Quanto mais tempo entubado, mais complicações aparecem”.

Ela diz já ter buscado respostas na assistência social e no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Santa Casa, mas ouviu que o hospital não sabe como proceder sem que os repasses da Prefeitura sejam normalizados. “Eu quero entender: os médicos realmente não podem operar porque não recebem? Para mim, isso é negligência”.

Antes de adoecer, Dirce levava uma vida ativa e trabalhava diariamente como diarista. Agora, a família teme que a espera por um procedimento básico do CTI custe sua vida.

A reportagem solicitou posicionamento da Santa Casa, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos. 
 

Canais Oficiais

Instagram

Siga e acompanha

Seguir no Instagram

YouTube

Inscreva-se no canal

Inscrever-se

TikTok

Siga e veja os vídeos

Seguir no TikTok

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Barra Redes Sociais
73,835FansLike

Artigos relacionados

UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com processo seletivo aberto para o seu mais novo...

Vereador sobrevive a tragédia que carbonizou dois homens após carro bater em árvore na MS-379

Dourados (MS) – O vereador Kaique Freire (PP), de Douradina, foi o único sobrevivente de um grave acidente...

Onda de frio mata 83 bovinos em MS: Iagro reforça alerta e medidas preventivas para o inverno

Campo Grande – A chegada do inverno, iniciada em 21 de junho de 2026, traz consigo a previsão...

Onda de frio mais intensa de 2026 deve derrubar temperaturas para até 0°C em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul deve enfrentar a onda de frio mais intensa de 2026 até o momento. De...