segunda-feira, junho 22, 2026
Bora Ouvir – Total 40 Graus
BORA OUVIR
PROGRAMAÇÃO TOTAL 40 GRAUS
🔴 AO VIVO AGORA
Clique em "Letra" para ver a letra da música atual

CLASSIFICAÇÃO

Carregando jogos da Copa 2026...

Após ciclone, 1,5 milhão continuam sem energia em São Paulo

Date:

Share G1 Style

(FOLHAPRESS) – Um dia após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o estado de São Paulo, cerca de 1,5 milhão de imóveis amanheceram ainda sem energia elétrica nesta quinta-feira (11) em São Paulo. De acordo com a Enel, a capital paulista permanece como uma das áreas mais afetadas, com 1 milhão de clientes sem luz -o equivalente a 18,06% do total.

As rajadas de vento, de até 98km/h, derrubaram árvores e lançaram galhos e outros objetos sobre a rede elétrica, causando a falta de energia para milhares de moradores. Segundo a concessionária, trechos inteiros da rede foram danificados, o que impacta o fornecimento de energia em diversos pontos.

No interior e na região metropolitana, diversos municípios também registram altos índices de interrupção no fornecimento. Em Embu-Guaçu, 100% da cidade (22.874 imóveis) ficou sem energia até o início desta quinta, quando os indicadores mostraram a retomada do serviço em 37,04% da área.

Outros municípios seguem enfrentando o problema, entre eles:

Cotia: 44.803 ( 31,65 %)
Embu das Artes: 32.243 ( 28,32%)
Taboão da Serra: 29.277 (23,08%)
Itapecerica da Serra: 23.703 (34,84%)
Itapevi: 17.187 ( 17,48%)

No ABC Paulista, o total chega a mais de 203 mil imóveis sem energia, o que representa 16,34% das unidades atendidas. O destaque é para Santo André, com 72.481 imóveis afetados (20,14%), e São Bernardo do Campo, com 59.351 (16,37%), respectivamente a segunda e a terceira cidade com o maior número de clientes sem energia, atrás apenas da capital paulista.

A Enel disse que deslocou 1.500 equipes ao longo do dia para atuar no restabelecimento do fornecimento. Mais de 500 mil clientes afetados tiveram o fornecimento normalizado desde o início do problema.

Além do apagão generalizado, os ventos causaram uma série de ocorrências emergenciais. O Corpo de Bombeiros registrou 1.300 chamados relacionados à queda de árvores, por exemplo.

Segundo a concessionária Enel, 2,2 milhões de imóveis estavam sem energia na Grande São Paulo às 18h45 -sendo 1,5 milhão na capital paulista

Folhapress | 20:36 – 10/12/2025

Canais Oficiais

Instagram

Siga e acompanha

Seguir no Instagram

YouTube

Inscreva-se no canal

Inscrever-se

TikTok

Siga e veja os vídeos

Seguir no TikTok

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Barra Redes Sociais
73,835FansLike

Artigos relacionados

Mulher reage a estrangulamento e quebra garrafa na cabeça do marido em Naviraí

Uma mulher de 38 anos teria atingido a cabeça do companheiro, de 40, com uma garrafa de vidro...

Destaque nacional: estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento

Com destaque e referência nacional, Mato Grosso do Sul planeja universalizar o saneamento básico no Estado até o...

Avó e neto ficam feridos em batida entre carro e moto em Camapuã; condutoras não tinham CNH

Uma motociclista e o neto, de 10 anos, ficaram feridos ao bater contra um carro no cruzamento da...

Chuva chega ‘com tudo’ em Campo Grande e prevê frente fria em MS (vídeo)

A chuva chegou em Campo Grande na tarde desta segunda-feira (22) e dá 'gostinho' para os próximos dias...