quinta-feira, junho 25, 2026
Bora Ouvir – Total 40 Graus
BORA OUVIR
PROGRAMAÇÃO TOTAL 40 GRAUS
🔴 AO VIVO AGORA
Clique em "Letra" para ver a letra da música atual

CLASSIFICAÇÃO

Carregando jogos da Copa 2026...

Haddad terá França como vice na disputa pelo Governo de SP, com Tebet e Marina para o Senado

Date:

Share G1 Style

Ao justificar a decisão, durante pronunciamento nesta quinta-feira (25) no QG da campanha, na região do Pacaembu, na capital paulsita, Haddad afirmou que a chapa já é paritária e destacou a experiência do ex-ministro e sua capacidade de contribuir para a agenda no estado, embora esta não vá ficar concentrada em uma única pessoa.

“O importante era a nossa coesão em torno de um projeto importante para São Paulo e para o Brasil, uma vez que o resultado aqui repercute nacionalmente”, disse o petista.

A decisão foi tomada após conversa dos quatro políticos e de dirigentes partidários com o presidente Lula (PT) na quarta-feira (24), no Palácio da Alvorada, em Brasília.

O presidente acompanha de perto a construção da aliança em São Paulo porque o estado tem o eleitorado mais numeroso do país, o que torna ainda mais importante a existência de um palanque forte para seu nome.

O acerto foi possível após França, que queria ser candidato a senador ou governador, ceder e aceitar a vice. Aliados de Haddad avaliam que ele soma à chapa votos em regiões de São Paulo onde o PT tem pouca força, como a Baixada Santista.

Haddad negou, durante o pronunciamento desta quinta, que houve demora ou impasse na escolha do vice e caracterizou a situação como fruto de pessoas “de boa fé manifestando suas inclinações e sopesando várias questões para a tomada de decisão” .

Além disso, há a avaliação de que França tem um perfil de confronto político que falta a Haddad. Devem ficar a cargo do vice os principais ataques ao atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tentará reeleição.

Na reunião com Lula, França ponderou que poderia ajudar o presidente sendo candidato a governador. O raciocínio era que ele tomaria votos de Tarcísio e forçaria um segundo turno entre Haddad e o atual governador no Estado.

Isso beneficiaria o presidente porque evitaria uma perda de volume da campanha petista em São Paulo na disputa do segundo turno.

A ideia que prevaleceu, porém, é a de que Haddad ter mais votos no primeiro turno do que em 2022 já beneficiaria Lula. Aliados do presidente da República também avaliam que, se for reeleito no primeiro turno, Tarcísio não se empenhará tanto no segundo para pedir votos para Flávio Bolsonaro (PL), principal adversário do presidente na eleição nacional.

França também defendeu, em alguns momentos nos últimos meses, que Simone Tebet fosse vice de Haddad. O argumento era de que ela poderia facilitar o trânsito do petista junto ao agronegócio e, por ser mulher, adicionaria diversidade à chapa.

Pesaram contra a ideia o fato de Tebet ter mudado seu título eleitoral para São Paulo com o compromisso de se candidatar ao Senado e a avaliação do grupo político de Lula de que ela tem chances de ser eleita.

Haddad buscou, no primeiro momento, uma vice que fosse mulher e ligada ao agro. Houve sondagens, por exemplo, à ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira Teresa Vendramini.

O lugar de Márcio França na aliança lulista já havia sido motivo de discussão em 2022. Ele queria ser candidato a governador. No fim, aceitou disputar uma vaga de senador e indicou sua mulher, Lúcia França, para a vice de Haddad naquela eleição.

Também estavam presentes na reunião de quarta-feira o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o presidente do PSB, João Campos; e o presidente do PT, Edinho Silva.

Eles, e outros aliados, ficaram no Alvorada em seguida para assistir com Lula ao jogo da seleção brasileira, que ganhou por 3 a 0 da Escócia na Copa do Mundo.

Em 2022, Haddad obteve o melhor desempenho do PT na história das eleições paulistas. Ele conseguiu 36% dos votos no primeiro turno e 45% dos votos no segundo. O resultado foi considerado fundamental para a vitória de Lula naquele ano.

TEBETE

Simone Tebet (PSB) participou nesta quinta-feira (25) de uma cerimônia da Petrobras ao lado do presidente Lula, em Mato Grosso Sul. Ela já deixou o ministério do Planejamento em março para cumprir o prazo de desincompatibilização imposto a pré-candidatos, mas discursou como ex-prefeita de Três Lagoas, onde a estatal retoma nesta quinta as obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados.

“Provavelmente este seja o último ato de um ciclo político que se fecha na minha vida. A seu pedido, hoje eu vou cumprir uma nova missão como pré-candidata ao Senado em outro estado”, disse ela, que fez elogios a Lula durante o discurso.

“Podem gostar ou não do presidente Lula, podem votar ou não no presidente Lula, mas ninguém, nenhum presidente na história do Brasil, fez por Três Lagoas o que o Lula fez”, afirmou ela.

Leia Também: Lula oferece apoio à Venezuela após terremoto e avalia assistência

Canais Oficiais

Instagram

Siga e acompanha

Seguir no Instagram

YouTube

Inscreva-se no canal

Inscrever-se

TikTok

Siga e veja os vídeos

Seguir no TikTok

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Barra Redes Sociais
73,835FansLike

Artigos relacionados

Motociclista de 20 anos morre em grave batida contra poste em Miranda

Um jovem de 20 anos, identificado apenas pelas iniciais J.L.P., morreu na madrugada desta quinta-feira (25), no município...

Público vaia prefeito de Três Lagoas na frente do presidente Lula (vídeo)

Prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia (PP) foi vaiado pelo público, na manhã desta quinta-feira (25), em...

Vazamento de gás causa incêndio e destrói cozinha de residência em Selvíria

Um incêndio causado por um vazamento de gás destruiu completamente a cozinha de uma residência na região central...

Veja datas e horários dos jogos do Brasil na Copa 2026 até a final

Foto: Leonardo Fernandez - Fifa via Getty Images O mata-mata da Copa do Mundo de 2026 está definido,...