terça-feira, junho 23, 2026
Bora Ouvir – Total 40 Graus
BORA OUVIR
PROGRAMAÇÃO TOTAL 40 GRAUS
🔴 AO VIVO AGORA
Clique em "Letra" para ver a letra da música atual

CLASSIFICAÇÃO

Carregando jogos da Copa 2026...

Após conflito, Irã promete assumir protagonismo no Estreito de Ormuz

Date:

Share G1 Style

Ó presidente do Parlamento do Irã e principal negociador do país nas conversas com os Estados Unidos, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que o controle do Estreito de Ormuz não voltará a ser o mesmo após o conflito envolvendo Irã, Israel e Estados Unidos.

“Todos precisam entender que a administração do Estreito de Ormuz nunca mais será a mesma que existia antes da guerra”, declarou Ghalibaf, segundo a agência estatal iraniana IRNA.

O negociador ressaltou que o Irã continuará respeitando as normas internacionais de navegação, mas deixou claro que Teerã pretende exercer um papel mais ativo na gestão da estratégica rota marítima.

“As regras internacionais serão respeitadas, mas o Irã administrará o Estreito de Ormuz”, afirmou.

As declarações foram feitas poucas horas após uma rodada de negociações realizada na Suíça entre representantes iranianos e americanos, em mais uma tentativa de consolidar os acordos que colocaram fim à recente escalada militar no Oriente Médio.

Segundo Ghalibaf, os encontros renderam avanços importantes em temas considerados estratégicos para o governo iraniano.

“Esta viagem trouxe resultados significativos, especialmente nas discussões sobre o Estreito de Ormuz, a situação no Líbano, as sanções ao setor petrolífero e o desbloqueio de ativos congelados”, disse.

Apesar do otimismo, o negociador reconheceu que o processo ainda está em fase inicial.

“Acreditamos que estamos apenas começando este processo e que ainda há muito trabalho pela frente”, acrescentou em vídeo divulgado no Telegram.

Ghalibaf também acusou Israel de tentar impedir o avanço das negociações.

“Israel se opõe fortemente a esse processo diplomático porque o considera uma ameaça aos seus próprios interesses e busca sabotá-lo”, afirmou.

Nesta segunda-feira, Ghalibaf e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, participaram de reuniões em Mascate, capital de Omã, onde a situação do Estreito de Ormuz voltou a ser um dos principais temas da agenda.

Durante os encontros, o chanceler omanense, Badr al-Busaidi, defendeu a manutenção de uma navegação segura e sem obstáculos na região, considerada uma das rotas marítimas mais importantes para o transporte mundial de petróleo.

Dados de plataformas de monitoramento marítimo indicam que o fluxo de embarcações pelo estreito segue próximo dos níveis registrados antes das recentes tensões. Até o fim da segunda-feira, ao menos 26 navios cargueiros e embarcações comerciais haviam atravessado a passagem.

O Estreito de Ormuz foi reaberto na semana passada após um acordo entre Irã e Estados Unidos destinado a encerrar os confrontos no Oriente Médio. No entanto, Teerã anunciou um novo bloqueio temporário no sábado em resposta aos ataques israelenses realizados no Líbano.

Desde então, as negociações entre Washington e Teerã avançaram para a criação de mecanismos de segurança destinados a evitar novos confrontos e garantir a livre circulação de navios na região.

Entre as medidas acertadas está a criação de um canal direto de comunicação entre as partes para evitar incidentes e reduzir riscos de escalada militar, segundo mediadores do Catar e do Paquistão.

“Os iranianos concordaram em convidar os inspetores da AIEA a retornarem ao país”, disse Vance a repórteres no resort suíço de Burgenstock, após uma primeira rodada de negociações entre os EUA e o Irã com o objetivo de pôr fim à guerra no Oriente Médio.

| 17:48 – 22/06/2026

Canais Oficiais

Instagram

Siga e acompanha

Seguir no Instagram

YouTube

Inscreva-se no canal

Inscrever-se

TikTok

Siga e veja os vídeos

Seguir no TikTok

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Barra Redes Sociais
73,835FansLike

Artigos relacionados

Governo Riedel destina 77 máquinas agrícolas para 27 municípios em MS

O governo de Mato Grosso do Sul entregou, nesta segunda-feira (22), 77 máquinas e implementos agrícolas que serão distribuídos...

Vinda da Itália, imagem peregrina de São Miguel Arcanjo faz estreia em Mato Grosso do Sul

Uma visita inédita vai movimentar o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Dourados, neste sábado (27). Pela primeira...